• Eduardo Regis

Recomendações de fim de ano!

Frater Vameri


Imagem de Nino Carè no Pixabay.


Aqui no site da OTOA-LCN Brasil, nós estamos nos preparando para dar uma pequena pausa de fim de ano para descansar e planejar o conteúdo que iremos disponibilizar em 2020. Nesse espírito e imaginando que muitos interessados nos assuntos que aqui discutimos terão também um tempo livre por agora, pensei em deixar algumas recomendações de livros em Português sobre Vodou e sobre assuntos que podem ser interessantes para o público que acompanha o site da OTOA-LCN. Vamos a eles (atenção: não estão listados em ordem de importância ou em qualquer ordem em particular):


O Deus da Resistência Negra (Laênec Hubbon): Este é um dos poucos livros em Português que falam sobre Vodou. É o relato de um Haitiano sociólogo que foi padre. Embora o livre se beneficie de toda a erudição de Hubbon e de sua autenticidade ao falar do Haiti, em certas passagens parece que estamos diante de uma obra mais sobre o Cristianismo e a Igreja do que sobre o Vodou. De toda a sorte, recomendo a leitura.


Os Jacobinos Negros (C. L. R. James): O livro quase não aborda o Vodou, mas o autor conta magistralmente a história e a trajetória da Revolução Haitiana usando Toussant L´Ouverture, uma personagem única na história mundial, como fio condutor. É fundamental para a compreensão do processo de formação do Haiti e ajuda muito na compreensão do Vodou Haitiano.


Vodou Haitiano: Espírito, Mito e Realidade (P. Bellegardie-Smith & C. Michel, Organizadores): Além deste e do “Deus da Resistência Negra”, talvez só existam mais um ou dois livros sobre Vodou Haitiano em Português. O livro de Smith e Michel é o menos acessível deles, pois é composto por ensaios de acadêmicos. Entretanto, mesmo o leitor desacostumado ao academicismo se beneficiará bastante de alguns ensaios e da colocação de questões acerca do Vodou que eles apresentam. Não é um livro indicado para quem não conhece nada sobre o assunto.


Tratado Elementar de Magia Prática (Papus): Papus é um dos grandes nomes do ocultismo Francês. Como já discutimos em artigos posteriores, o ocultismo Francês influenciou enormemente a formação da OTOA-LCN e também do próprio Vodou Haitiano. Portanto, este clássico não poderia ficar de fora. Na verdade, nenhum estudante de ocultismo deveria permanecer por muito tempo ignorante das lições deste livro.


Dogma e Ritual da Alta Magia (Eliphas Levi): Talvez o mais famoso ocultista Francês tenha sido Levi. Seus trabalhos influenciaram toda a tradição esotérica ocidental. Este trabalho seminal possui algumas traduções em Português e é indispensável na biblioteca de qualquer interessado no assunto. O livro não é fácil e muita coisa parecerá ininteligível em uma primeira leitura. É um livro para ser lido e relido constantemente. Quanto mais experiência e conhecimento nós ganhamos, mais camadas nós conseguimos descascar da obra de Levi.


Curso Básico de Astrologia. Vols I-III (Marion D. March & Joan McEvers): Conhecer um pouco de Astrologia é imperativo ao interessado em ocultismo. Essa série de livros possui três volumes que, com linguagem clara, ensinam o básico sobre o assunto. Infelizmente, não são tão fáceis de achar. Aliás, muitos desta lista não são. Eu diria que o volume I é o mais importante, pois é o que apresenta os conceitos mais fundamentais.


Evidentemente, esta pequena lista não chega nem perto de ser exaustiva. Porém, alguns desses livros podem ser um bom princípio de caminhada. Todos estes textos irão ou citar outros autores e obras ou irão apresentar assuntos novos que poderão ser depois explorados.


Aproveitem as leituras!

95 visualizações