Vodou Haitiano e Vodoun Gnóstico

Frater Vameri



Tenho observado que há muita dificuldade do público em perceber as diferenças entre o Vodoun Gnóstico e o Vodou Haitiano. Obviamente, entendo perfeitamente de onde vem essa dificuldade. Afinal, há uma relação estreita entre os dois. Não é nada absurda a confusão – em um primeiro momento -, mas ela precisa ser esclarecida. Espero que esse texto possa ajudar.


O que é o Vodou Haitiano?

Uma religiosidade formada no Haiti através da interação de espiritualidades Africanas diversas, cristianismo e misticismo Europeu e um pouco de religiosidade de nativos. É uma religião de interações entre pessoas e espíritos, com fenômenos como a possessão. Sua organização é dispersa e autônoma: ou seja, cada casa de Vodou tem suas regras. Por isso, sua prática é heterogênea e diversa, embora sempre mantendo algum grau de estruturação básica.


O que é o Vodoun Gnóstico?

Sistema mágico e místico criado por Lucien François Jean-Maine a partir de suas experiências como Houngan de Vodou Haitiano e mago cerimonial e de tradições confiadas a ele. O Vodoun Gnóstico tem bases em Maçonaria (notadamente nos Ritos Egípcios de Memphis e Misraim), Martinismo, neognosticismo francês do início do séc. XX, tradição esotérica ocidental, tradições orientais e no Vodou Haitiano. Bertiaux recebeu da família Jean-Maine os ensinamentos e iniciações relativas a este sistema.


Cuidados no estudo das duas disciplinas:

O Vodou do qual se houve falar comumente e que é praticado no Haiti e que discutimos aqui com frequência é o Vodou Haitiano. No Haiti, provavelmente, poucas pessoas estarão familiarizadas com o Vodoun Gnóstico. Por isso, é importante ter em mente que ao se falar de Vodou no Haiti, a referência é o Vodou Haitiano e não o sistema popularizado por Bertiaux.


Quando se lê um livro sobre Vodou Haitiano, não se deve entender que automaticamente aquelas noções sejam válidas integralmente dentro do Vodoun Gnóstico. Embora o Vodoun Gnóstico tenha bases no Vodou Haitiano, ele apresenta outras noções e construção distinta. Lembre-se de que dentro do próprio Vodou Haitiano há grande diversidade, imagine do Vodou Haitiano para o Voudon Gnóstico...


Quando se lê sobre Vodoun Gnóstico, deve-se ter em mente que os ensinamentos ali contidos não são necessariamente válidos para o Vodou Haitiano. Seguimos aqui a mesma lógica que seguimos no parágrafo acima.


Em resumo, o Vodou Haitiano é um sistema espiritual (ou ainda um culto ou religião, se assim preferir). Já o Vodoun Gnóstico é um sistema mágico com bases no Vodou Haitiano (dentre outros). São coisas distintas. Quem se dedica ao Vodou Haitiano não necessariamente terá interesse ou estudará o Vodoun Gnóstico. O contrário já é mais provável, mas não é obrigatório.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo