top of page

Barão Samedi: um Lwa a rigor (mortis)

Atualizado: 30 de nov. de 2019

Frater Vameri














A primeira coisa que eu gostaria de destacar é que samedi significa sábado. Começo com isso, pois já ouvi algumas piadas sobre "Barão Sábado" não parecer tão imponente. Entretanto, a importância deste nome se impõe assim que começamos a pensar no seu real significado. Na tradição esotérica ocidental, sábado é o dia associado ao Saturno. Além disso, sábado é o último dia da semana, então está diretamente associado ao encerramento de ciclos. Saturno, como devemos nos lembrar é relacionado aos grandes ciclos e seu símbolo, a foice, é o instrumento que ceifa o campo e a vida. Ora, Barão Sábado é um nome não só apropriado, como deveras respeitoso.


O Barão Samedi talvez seja o Lwa mais famoso do Vodou. Parte dessa fama vem de sua popularidade no Vodou de Nova Orleães e também pelo fato da sua figura instigante ter sido apropriada inúmeras vezes ao longo dos anos por Hollywood. Além disso, o ditador Papa Doc se aproveitou de sua figura para impor o medo no Haiti, ajudando a alavancar a figura deste Lwa à notoriedade. Mais recentemente, a série American Horror Story apresentou um Papa Legba totalmente descaracterizado que se vestia exatamente como o Barão Samedi. Tão famoso se tornou este espírito, que até mesmo figura em jogos eletrônicos, inclusive como personagem jogável. A verdade é que a morte é mesmo pop. Explorar seus símbolos talvez seja uma maneira de se impor sobre ela, no fim das contas.


No Vodou, o Barão Samedi é uma das expressões da morte. Tradicionalmente, acredita-se que ele se manifesta por meio do primeiro homem morto enterrado em um cemitério. É um Lwa mais sério que os demais Ghedes (de fato, todos os Barões são mais sérios), geralmente jocosos e irreverentes. Suas vestes, com o terno ou smoking e cartola já denotam sua autoridade. Além disso, detalhes de sua indumentária denunciam sua estreita ligação com a Maçonaria, o que também contribui para sua aura de autoridade e sobriedade. Não podia ser diferente, já que este espírito é a morte em si e nem tanto um morto. A morte é inevitável e sempre um assunto a ser tratado com respeito. Nem por isso, entretanto, suas possessões são sempre cerimoniosas. O Barão pode se apresentar de maneira irreverente, só não tão irreverente quanto os demais Ghedes, talvez.


O Barão Samedi particularmente parece estar ligado com o tráfego de mortos. Ou seja, ele seria um dos responsáveis (ou o responsável) por autorizar a entrada e saída de mortos do reino destes. É importante considerar que como existem outros Barões (La Croix, Cimitière e Kriminnel) há alguma área em comum de atuação entre estes. De fato, há discussão entre os praticantes se estes seriam cada Lwas individuais ou apenas expressões do mesmo Lwa. De toda a sorte, parece evidente que todos sejam expressões do fenômeno e da força "morte" e de seus processos e estágios. Assim, é natural que guardem semelhanças.


Alguns servidores e Mambos e Houngans afirmam categoricamente que o Barão deve ser evitado. Afinal, é o espectro da morte e pode ser pouco auspicioso ter muito contato com a morte. Entretanto, outros, entendem que todo o contato é relevante, já que seria um exercício autêntico da nossa própria mortalidade. Além disso, o Barão não costuma se importar muito com os assuntos particulares dos vivos. Como a morte, ele apenas é. Nisso há uma indiferença inquietante e uma justiça estranha, porém eficaz.


É possível que a associação de homens nobres e de elite com a morte tenha surgido por conta da instituição da escravidão. Não é difícil imaginar que os senhores donos de terra fossem compreendidos pelos oprimidos como a própria morte ou como representantes dela. Nisto também pode ter aparecido a ligação com a Maçonaria, já que esta instituição chegou ao território do atual Haiti no final do século XVIII por meio do Grande Oriente da França. Homens de poder e com pouca consideração pela vida alheia usando roupas elegantes e se encontrando a noite ou nos cemitérios para reuniões secretas parece um cenário possível.


Seja como for, a figura do homem de negro que aguarda nas sombras (parafraseando Sallie Ann Glassman) se fixou no imaginário e se esta foi apropriada pela morte ou se nós construímos para a morte essa figura, não importa tanto. É assim que ela tem se apresentado nos Hounfors e qualquer um que já tenha visto o Barão andando entre os homens não deve ter deixado de sentir um certo estranhamento ao observar a morte experimentando o mundo através da máquina humana. Pensando bem, não é tão estranho. Afinal, existe algo mais humano do que a morte? Refletir sobre o Barão é uma espécie de memento mori, afinal. Que lembrando da finitude do nosso tempo possamos nos dedicar ao trabalho conhecido como vitriol.


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page